.

.
Cristina Mel 25 Anos

Bio
Amigos da Cristina Mel13:13 0 comentários

Nos últimos 20 anos, a carioca Maria Cristina Mel de Almeida Costa – ou simplesmente Cristina Mel – acompanhou de perto a evolução da música gospel brasileira. Do tempo em que cantava versões de Amy Grant e Sandi Patty, no começo dos anos 1990, ao recente e emocionante videoclipe “Milagres”, em homenagem à filha Isabella Mel, Cristina viu de perto gravadoras surgirem e desaparecerem num piscar de olhos, ao mesmo tempo em que testemunhou o fortalecimento de grandes grupos de comunicação evangélicos.

Na mesma velocidade em que o CD destronou o LP, e já foi ultrapassado pelo MP3, essa cantora de voz aguda e poderosa extensão vocal também viu sua carreira decolar e seu nome tornar-se quase uma unanimidade entre crítica e público. Em duas décadas, lançou mais de 30 álbuns, entre LPs, CDs e DVDs, todos premiados, no mínimo, com disco de ouro, somando mais de 6 milhões de cópias vendidas. Foi a primeira cantora do segmento, no Brasil, a lançar um CD, a ter uma página na internet e a ser indicada para o Grammy Latino. Ganhou vários Troféus Talento, a maior premiação da música gospel nacional. É uma das pioneiras do segmento infantil, sendo a primeira de estilo “adulto” a ter uma carreira paralela destinada aos pequeninos.

Mas a melhor definição para Cristina Mel não está nos números nem nos prêmios. Também não está na qualidade indiscutível de sua interpretação, tampouco na simpatia que lhe rendeu o apelido, hoje incorporado ao nome de batismo. Para definir Cristina Mel de forma precisa, deve-se voltar ao ano de 1994, época do lançamento do álbum “Refúgio de Amor”, e ouvir a música “A Mão do Mestre”. É como uma autobiografia cantada. Cristina Mel é alguém que vê a Mão de Deus conduzir sua vida pessoal e profissional.
 
A conversão

Filha primogênita de Elmiro Nunes de Almeida e Marli Asmar de Almeida, Cristina Mel é um milagre desde o nascimento. Ainda aos 8 meses de gestação, sua mãe foi submetida a um parto de emergência, pois tinha descolamento total da placenta e os médicos acreditavam que a criança estava morta. Mas o Mestre tinha planos muito maiores para aquele bebê prematuro, que nasceu às 20h25 do dia 10 de março de 1964, no Hospital Alexander Fleming, no bairro de Marechal Hermes.

A Mão de Deus levou Maria Cristina a diferentes caminhos até transformá-la na Cristina Mel que todos conhecem hoje. Sempre estudiosa, ela cursou inglês e espanhol, conquistou diplomas de proficiência em inglês nas universidades de Cambridge (Inglaterra) e Michigan (EUA), formou-se em Letras (Português / Inglês) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tornou-se professora. Todos esses caminhos, aparentemente sinuosos, foram na verdade o atalho que o Criador traçou para a redenção de uma adolescente que era religiosa, mas não conhecia o Deus Vivo, e que vivia num lar conturbado.

Aos 16 anos, num momento de tristeza, devido ao divórcio dos pais, foi convidada por uma amiga evangélica para assistir, numa igreja carioca, a um grupo de adoradores americanos, The Continental Singers and Orchestra, sob o pretexto de praticar inglês. Ali Cristina entregou sua vida a Jesus Cristo e viu o fel de sua vida se transformar em mel. Um novo coração, uma nova vida, com perdão, restauração, alegria e paz. Surgia Cristina Mel.
 
O início da carreira

A carreira de cantora começou a se desenhar como solista do coral da Igreja Batista de Tauá (Pr. Josué Valandro), no bairro da Ilha do Governador. Em 1990, Cristina Mel foi convidada por Isaias Costa, vocalista e diretor da Banda Shaddai, para fazer backing vocal no lançamento de seu primeiro LP. Acreditando no potencial de sua “descoberta”, Isaias levou uma fita cassete de Cristina Mel até Elias e Rosely de Carvalho, diretores da gravadora paulista Bompastor, na época a líder de mercado. Imediatamente o casal reconheceu o talento especial que Deus dera a Cristina e dois dias depois ela assinava contrato.

Naquele mesmo ano era lançado o LP “Tá Decidido”, que mostrava Cristina Mel num visual despojado, vestindo casaco de couro e jeans, trajes até então pouco usuais para uma evangélica. O disco reunia versões de sucessos de Amy Grant, Sandi Patty e Eve, entre outros, e tinha como destaque a faixa-título, que se tornaria um de seus principais hits. Anos mais tarde o disco foi relançado em CD, o primeiro de uma cantora gospel brasileira.

Cristina Mel permaneceu seis anos na Bompastor, onde lançou outros cinco álbuns: “Pra Sempre” (1992), que revelou o sucesso “Pra Sempre em Meu Coração”; “Mil Horizontes” (1993), já com músicas de autores nacionais; “Refúgio de Amor” (1994), no qual estreava como compositora, na música “Saudade”, e também produtora; “Mel” (1995), cujo carro-chefe foi o sucesso “Santo Deus, Usa-me”; e “Gratidão” (1996), álbum que trazia uma característica marcante dos futuros trabalhos de Cristina Mel: a ousadia de utilizar ritmos diferentes e nada tradicionais nas igrejas, do forró ao samba.
 
Grandes gravadoras

Em 1997, Cristina Mel estréia na MK Publicitá, atual MK Music, com o disco “Dê Carinho”, que ganhou versões em espanhol (“De Cariño”) e VHS, este último com participação de Marina de Oliveira e de um grupo vocal de peso, com Cassiane, Fernanda Brum, Eyshila, Grupo Elas e muitos outros grandes adoradores. O repertório mais parecia coletânea, de tantos sucessos que trazia: “Ao Amigo Distante”, “Mestre”, “Como Eu Poderia Esquecer”, entre vários outros. A primeira passagem pela MK terminou em 1998, com o lançamento do CD “Presente de Deus”, que revelou o hit “Nome Maravilhoso”.

No ano seguinte, Cristina Mel é contratada pela gravadora Line Records, onde ficou durante dois anos. O começo não poderia ser melhor: “Um Toque de Amor”, seu 10º álbum, tornou-se um dos mais vendidos da carreira, graças a hits como “Santo És” e “Me Levantou Jesus”, além de uma nova versão para o clássico “Meu Tributo”.

Em 1999, com o CD “Amiguinhos do Coração”, Cristina Mel realiza o antigo sonho de gravar para as crianças. Era o início de seu ministério infantil e de uma trabalhosa porém doce “rotina”, na qual passou a gravar, quase sempre, dois discos por ano: em um semestre, para os adultos, e no outro, para os pequeninos. É também com o trabalho infantil que Cristina Mel adota definitivamente a abelha como símbolo e passa a receber o carinhoso apelido de Abelhinha de Cristo.

A trajetória de Cristina Mel na Line Records vai até o ano 2000. Nesse período, ainda são lançados, para o público adulto, “Tem Coisas Que a Gente Não Esquece” (1999) e “Sempre Te Amei” (2000); e para as crianças, “www.conto.com.você” (2000), que trouxe de brinde uma faixa interativa, novidade para o mercado fonográfico da época.
 
Momentos difíceis

Em 2001, Cristina Mel estréia na então novata Franc Records. Naquele ano, mesmo sem o respaldo de uma grande gravadora, a cantora prova seu talento gravando para as crianças o CD “Mania de Ser Feliz” e seu álbum adulto, “Tudo por Você”, que marca a solidificação de Cristina no meio Pentecostal.

“Tudo por Você” trazia como destaques a faixa-título, a belíssima “Se o Espírito Santo Te Tocar” e “Jerusalém”, com a presença de um shofá, muito antes de o instrumento, que é típico de Israel, tornar-se comum em discos evangélicos. O ano termina com a gravação do CD ao vivo “Levante-te Jerusalém” (lançado no ano seguinte, pela Hosana! Music e Integrity Music), com o americano Paul Wilbur, na Primeira Igreja Batista de Jundiaí (SP), diante de 5.000 pessoas.

Em 2002, Cristina Mel aparece com seu melhor trabalho infantil até então: “4 Kids”, uma grande produção, que teve fotos tiradas nos Estados Unidos e venceu o Troféu Talento 2003. Já os adultos se arrepiaram ao ouvi-la interpretar, nos mais altos tons, a música “Fé”, uma das faixas do CD “Você é um Vencedor”, seu trabalho mais pentecostal.

Com o fim das atividades da Franc Records, Cristina Mel muda novamente de gravadora e assina com a Clevan Music, lançando, em 2003, seu 5º álbum infantil, “Por um Mundo Melhor”. O disco adulto, “Eternamente”, só vem em 2004, depois de um período difícil na vida pessoal da cantora. No entanto, provando mais uma vez que a Mão de Mestre está sobre ela, Cristina lança um de seus melhores álbuns, contendo uma regravação irretocável para o clássico “Autor da Minha Fé”.

Em 2004, Cristina apresenta mais um ótimo álbum infantil, “Tempo de Ser Criança”, que trazia nada menos que 25 faixas (onze delas eram narrações interligando as músicas) e, como novidade, os personagens da “Turma da Cristina Mel”: a Abelhinha Mel, o Reloginho Tic-Tac e a Bonequinha Melina. O disco também ganha versão em DVD, o primeiro da cantora.
 
Recomeço
 
Como o título indica, “Recomeçar”, de 2005 – quarto e último trabalho pela Clevan Music – marca uma nova fase na vida pessoal de Cristina Mel. Os momentos difíceis do passado refletem na sonoridade, mais densa e introspectiva.

Mas naquele mesmo ano de 2005 a carreira de Cristina Mel dá uma nova guinada com o retorno a uma grande gravadora, a Line Records, desta vez com um contrato de três anos. A comemoração foi em grande estilo, com a gravação do tão aguardado CD e DVD ao vivo, realizada numa noite de muita emoção no Teatro da Rede Record, em São Paulo. Cristina Mel resumiu sua vitoriosa trajetória nas 14 faixas do CD e nas 18 do DVD “As Canções da Minha Vida – 15 Anos Ao Vivo”, que ainda trazia duas músicas inéditas e as participações especiais de Soraya Moraes e Marcelo Nascimento, além de uma homenagem à mãe da cantora, Dona Marli. O disco foi indicado ao 7º Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Cristã.

Em 2006, Cristina Mel é convidada para ser uma das dubladoras do desenho animado “Um Conto de Páscoa”, dos VegeTais (The VeggieTales). A parceria estende-se para o CD infantil “Cristina Mel e Os VegeTais”, que posteriormente ganha uma versão em DVD, gravado nos estúdios da Rede Record no Rio de Janeiro, e conquista o Troféu Talento de Melhor Álbum Infantil do ano.

Investindo novamente num título auto-explicativo, em 2006 Cristina Mel dedica para o público adulto o álbum “Um Novo Tempo”, no qual apresenta seu marido, o cirurgião dentista Isaías Costa, com quem faz um dueto na faixa “Motivo do Meu Sorriso”. Outro destaque do CD – que também foi indicado ao Grammy – é a música “Lembra”, versão para “Memory”, imortalizada por Barbra Streisand.

A segunda passagem de Cristina Mel pela Line Records encerra-se em 2007, com o CD “Alcanzar Tu Corazón”, uma coletânea de sucessos regravados com uma roupagem latina, em espanhol e inglês. Este CD foi lançado na Expolit, em Miami.

No ano seguinte, em mais uma reviravolta, Cristina Mel retorna à MK Music, a maior gravadora gospel da atualidade, onde lança o CD “Ame Mesmo Assim”. É um momento especial na vida da cantora e agora mamãe que, aos 45 anos, adotou a linda Isabella Mel para completar a felicidade de seu casamento com Isaias Costa. Compositora bissexta, Cristina escreveu para a filha a canção “Isabella Mel” e “Tua Graça Me Basta”, e exibe a pequenina, orgulhosa, no emocionante videoclipe “Milagres”.

E como o mundo não pode parar, Cristina já tem outros projetos na MK. Ela gravou a belíssima música “Imagine” exclusivamente para a coletânea “Amo Você Vol. 15” e já prepara um novo DVD ao vivo. Também trabalha na seleção do repertório infantil que deverá ser lançado ainda em 2009.

Assim é Cristina Mel: inquieta, apaixonada, batalhadora. Mas também doce, meiga, amiga e muito, muito talentosa. Uma das maiores cantoras do Brasil, sem restrição de gênero musical. Alguém que não traçou seu caminho sozinha, mas deixou a Mão de Deus a conduzir. E que, por tudo que foi dito, não tem o menor arrependimento disso.

0 comentários

Postar um comentário